Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Angela Nediane dos
dc.creatorSantos, Sandra Rodrigues dos
dc.date.accessioned2019-05-13T12:50:17Z
dc.date.available2019-05-13T12:50:17Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16532
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEscola regularpor
dc.titleA importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensinopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua por sujeitos surdos em escolas inclusivas. Para tanto, este trabalho aborda alguns aspectos da história educacional dos surdos no mundo, no Brasil e no estado do Tocantins. Também buscou-se nos referenciais teóricos subsídios sobre a aprendizagem do aluno surdo, especialmente no que se refere às dificuldades com a construção da linguagem escrita desses sujeitos. Baseou-se na compreensão de que a educação inclusiva deve partir do conhecimento da forma como a comunidade escolar lida cotidianamente com os surdos investigando a prática de três professoras – uma da escola municipal, outra de escola estadual e uma de escola particular- em relação aos conhecimentos empreendidos em sua prática na relação com os alunos surdos em sala de aula. Com esta pesquisa objetivou-se contribuir com a Educação de surdos, apontando a necessidade de uma maior reflexão curricular no âmbito educacional, pretendendo assim demonstrar o quanto a pessoa surda pode se desenvolver quando aprende, vive, se comunica e é compreendida por meio da LIBRAS, o que lhe possibilitará o aprendizado de outras línguas, também o seu sucesso acadêmico, e a construção de sua autonomia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto