A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino
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Data
2010-12-20Autor
Santos, Sandra Rodrigues dos
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Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que
os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da
Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda
língua por sujeitos surdos em escolas inclusivas. Para tanto, este trabalho aborda alguns
aspectos da história educacional dos surdos no mundo, no Brasil e no estado do Tocantins.
Também buscou-se nos referenciais teóricos subsídios sobre a aprendizagem do aluno surdo,
especialmente no que se refere às dificuldades com a construção da linguagem escrita desses
sujeitos. Baseou-se na compreensão de que a educação inclusiva deve partir do conhecimento
da forma como a comunidade escolar lida cotidianamente com os surdos investigando a
prática de três professoras – uma da escola municipal, outra de escola estadual e uma de
escola particular- em relação aos conhecimentos empreendidos em sua prática na relação com
os alunos surdos em sala de aula. Com esta pesquisa objetivou-se contribuir com a Educação
de surdos, apontando a necessidade de uma maior reflexão curricular no âmbito educacional,
pretendendo assim demonstrar o quanto a pessoa surda pode se desenvolver quando aprende,
vive, se comunica e é compreendida por meio da LIBRAS, o que lhe possibilitará o
aprendizado de outras línguas, também o seu sucesso acadêmico, e a construção de sua
autonomia.
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