Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Resumo
O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam
melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. A pesquisa foi baseada na
realidade de uma escola do município de Osório, tendo como pessoas entrevistadas,
profissionais da educação e realizada observação de pais e professores da referida
escola. Este artigo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo onde
foram utilizados livros e artigos publicados, assim como entrevistas com profissionais
da área da educação (professores, corpo diretivo), acompanhamento diário através de
observações diretas em aula. Constata-se que a hiperatividade se evidencia no período
escolar, onde é exigido do aluno um nível de concentração maior para aprender. A
escola precisa repensar seu cotidiano escolar, para que haja uma integração desses
alunos no seu contexto escolar, tanto no aspecto cognitivo como no social, considerando
que a inclusão é um direito de igualdades para todo o indivíduo. O diagnóstico clínico,
no entanto deve ser feito com base no histórico da criança. Também auxiliará aos pais,
pois nem sempre admitem que o filho como hiperativo, achando que a criança é esperta
demais e, por isso, está sempre interessado em novidades e explorando demais as
coisas.
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