Mostrar registro simples

dc.creatorFlores, Nathália Marques
dc.date.accessioned2019-05-14T14:34:13Z
dc.date.available2019-05-14T14:34:13Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16556
dc.description.abstractIn this dissertation, we developed a reflection on discursive issues present in the digital space. The research problem on which we intend to reflect has as its focus the textão as the subject's positioning space on Facebook. To do so, we focused on the theoretical framework of the French Discourse Analysis, based on studies focused on the concepts of text, subject, memory, technology, digital, authorship, thus developing the work from authors such as Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Cristiane Dias, among others. We aimed to understand the space that the social network Facebook offers to the subject in order that they may signify themselves by positioning: the textão. Our methodological procedure involved the sample of five textões, observing the operation of this text in this digital space and searching for two main regularities: (i) the initial warning, which is directly associated with the idea of extension, and (ii) the construction of a positioning, which is directly linked to the notion of the subject-position of this subject-author. As a result, we observe that due to Facebook functioning as a space of immediacy, instantaneousness, and circulation, involving texts and meanings, the subjectauthor, to provoke a pause in the net flux, warns the subject-reader that he/she will post, inviting the reading. Furthermore, we understand that this reflection upon positioning is directly related to the text naming – textão – which we seek: to understand in its singularity and relation to the concept that foregrounds it, the text, and to mobilize in consideration to conditions of production specific to Facebook.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectTextãopor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectPositioningeng
dc.subjectTextãoeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.titleO textão no Facebook: o posicionamento do sujeito na redepor
dc.title.alternativeThe textão on Facebook: the positioning of the subject in the networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta dissertação desenvolvemos uma reflexão sobre questões discursivas presentes no espaço digital. O problema de pesquisa sobre o qual nos propomos refletir tem por foco o textão como espaço de posicionamento do sujeito no Facebook. Para tanto, debruçamo-nos sobre o arcabouço teórico da Análise de Discurso de linha francesa, tomando por base os estudos voltados aos conceitos de texto, sujeito, memória, tecnologia, digital, autoria, desenvolvendo assim o trabalho a partir de autores como Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Cristiane Dias, entre outros. Objetivamos compreender o espaço que o Facebook enquanto rede social oferece ao sujeito a fim de que possa significar-se posicionando-se: o textão. Nosso procedimento metodológico envolveu o recorte de cinco textões, observando o funcionamento desse texto nesse espaço digital e buscando por duas regularidades principais: (i) o aviso inicial, que está diretamente associado à ideia de extensão; e (ii) a construção de um posicionamento, que está diretamente ligado à noção da posição-sujeito desse sujeito-autor. Como resultado, observamos que, em razão de o Facebook funcionar como um espaço de imediatez, de instantaneidade e de circulação constante de textos e sentidos, o sujeito-autor, com a pretensão de provocar uma pausa no fluxo da rede, avisa ao sujeito-leitor que postará, convocandoo à leitura. Além disso, entendemos que esta reflexão sobre o posicionamento está diretamente ligada à designação textão, a qual procuramos compreender em sua singularidade e na sua relação com o conceito que lhe serve de base, o texto, e mobilizar em consideração às condições de produção específicas do Facebook.por
dc.contributor.advisor1Cervo, Larissa Montagner
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9216510803377862por
dc.contributor.referee1Dias, Cristiane Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145794755326509por
dc.contributor.referee2Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4842420357169971por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International