O textão no Facebook: o posicionamento do sujeito na rede
Abstract
Nesta dissertação desenvolvemos uma reflexão sobre questões discursivas presentes no espaço
digital. O problema de pesquisa sobre o qual nos propomos refletir tem por foco o textão como
espaço de posicionamento do sujeito no Facebook. Para tanto, debruçamo-nos sobre o arcabouço
teórico da Análise de Discurso de linha francesa, tomando por base os estudos voltados aos
conceitos de texto, sujeito, memória, tecnologia, digital, autoria, desenvolvendo assim o trabalho a
partir de autores como Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Cristiane Dias, entre outros. Objetivamos
compreender o espaço que o Facebook enquanto rede social oferece ao sujeito a fim de que possa
significar-se posicionando-se: o textão. Nosso procedimento metodológico envolveu o recorte de
cinco textões, observando o funcionamento desse texto nesse espaço digital e buscando por duas
regularidades principais: (i) o aviso inicial, que está diretamente associado à ideia de extensão; e (ii)
a construção de um posicionamento, que está diretamente ligado à noção da posição-sujeito desse
sujeito-autor. Como resultado, observamos que, em razão de o Facebook funcionar como um espaço
de imediatez, de instantaneidade e de circulação constante de textos e sentidos, o sujeito-autor, com
a pretensão de provocar uma pausa no fluxo da rede, avisa ao sujeito-leitor que postará, convocandoo
à leitura. Além disso, entendemos que esta reflexão sobre o posicionamento está diretamente
ligada à designação textão, a qual procuramos compreender em sua singularidade e na sua relação
com o conceito que lhe serve de base, o texto, e mobilizar em consideração às condições de
produção específicas do Facebook.
Collections
The following license files are associated with this item: