O aluno surdo na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a opinião dos alunos surdos
inseridos no Ensino Médio da Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo e a sua
visão quanto ao trabalho realizado pelos seus professores, utilizando estudo de
casos através de referenciais bibliográficos e descritivos, como método para
investigação da educação que integra alunos surdos. A discussão refere-se ao
processo de inclusão/integração, destacando as experiências vivenciadas pelos
alunos neste processo, procurando discutir recentes pesquisas que abordam o
assunto, bem como referenciar a contribuição de educadores envolvidos com os
mesmos. A escola se constitui num espaço de luta, que explicita suas perspectivas
de compreensão e sua relação com a sociedade e com a cultura, tende a criar
condições teóricas para refinar o conceito de inclusão educacional. A proposta do
presente trabalho é analisar alguns aspectos referentes às políticas públicas de
inclusão especificamente dos surdos. Essa discussão é construída essencialmente a
partir do resgate de muitas vivencias desses alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: