O papel da biblioteca escolar como mediadora de leitura: relato de experiência
Resumo
A biblioteca escolar vem ganhando espaço nas escolas e, assim, conquistando novas possibilidades para formação de leitores. É através dela e de atividades nela propostas que é permitido aos educandos explorar os mais diversos gêneros de leitura e possibilidades de escrita, promovendo a cultura literária e ferramentas de pesquisa. Este trabalho apresenta o relato de experiência das ações de reorganização e atividades vivenciadas em uma biblioteca escolar da rede pública, e tem como objetivo principal a mediação de leitura de modo efetivo, a fim de proporcionar o fomento literário em alunos do ensino fundamental, nascidos na Era Digital e pouco assíduos ao espaço da biblioteca. Buscamos, portanto fazer uma análise sobre as estratégias de leitura na escola, o papel da biblioteca escolar e dos mediadores de leitura, somando-se a isto as novas mídias que podemos utilizar para promoção da formação de leitores, tendo por base a abordagem histórico-cultural da evolução da leitura, da escrita e das bibliotecas até a Era Digital.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: