A interdisciplinaridade no ensino de progressões aritméticas e geométricas por meio de softwares matemáticos
Resumo
Atualmente as tecnologias estão presentes no cotidiano de quase todas as pessoas, principalmente dos jovens. Estes jovens imersos no mundo tecnológico, por vezes, ao entrar na sala de aula se veem em um mundo completamente diferente, em que as tecnologias não existem. No entanto, as mesmas podem ser utilizadas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos tenham mais gosto pelo aprendizado. Assim, também a interdisciplinaridade pode contribuir para a motivação do educando ao estudo dos conteúdos abordados em sala de aula, a medida que a mesma relaciona conceitos de diferentes áreas do saber atribuindo sentido ao aprendizado de conceitos que por vezes são vistos de forma isolada. Desse modo, o presente trabalho busca entender como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem de Progressões Aritméticas (PA) e Progressões Geométricas (PG), por meio de questionários aplicados a professores de matemática do Ensino Médio, e propor uma atividade sobre o estudo de gráficos de PA e PG por meio da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade. Assim uma atividade sobre a Teoria Malthusiana desenvolvida no software Geogebra foi aplica à uma turma de alunos do Ensino Médio, relacionando o gráfico de PA com o gráfico de Funções Afim e o gráfico de PG com Funções Exponenciais. De modo geral, com a presente proposta pode-se evidenciar as potencialidades da utilização de tecnologias e de propostas interdisciplinares em sala de aula, à medida que as mesmas têm o potencial de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo proposto.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: