Érico Gobbi: resgatando a memória de um escultor riograndino
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como tema o escultor riograndino Érico Gobbi e tem por finalidade inventariar parte do acervo de obras, deixado pelo artista. Sua coleção conta com mais de 100 obras, estas peças estão dispostas na Oficina/Atelier do escultor, na Galeria de Arte Escultor Érico Gobbi (GAEEG) e em praças e locais públicos da cidade do Rio Grande/ RS. A maioria das obras do artista não conta com uma identificação, principalmente as que estão no ateliê e galeria. Desta forma percebeu-se a necessidade de recuperar e registrar informações relevantes de cada escultura.
Por se tratar de um amplo acervo escultórico adotou-se um recorte delimitando a análise somente dos itens inseridos no espaço da OAEEG e dos bustos localizados na GAEEG para a catalogação e preenchimento da ficha de inventário. O restante das obras da galeria também foi destacado neste estudo, mas somente com o objetivo de ilustrar o produto confeccionado para esta pesquisa, sendo apenas mencionadas de forma resumida no catálogo fotográfico. Através da pesquisa documental foram coletadas informações pertinentes em relação ao artista e suas obras; outras fontes de informação foram o filho Edison e a dona Ayda, viúva do escultor, os quais possuem conhecimento da história de cada escultura.
O artista Érico Gobbi deixou uma herança cultural ao povo riograndino. Essa pesquisa tem a intenção de estudá-la e divulgá-la sob os aspectos culturais, considerando-a patrimônio e memória do artista e da cidade do Rio Grande / RS.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: