O uso da rádio educativa no ambiente escolar do ensino médio: protagonismo, criatividade e fluência comunicativa

Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-20Autor
Lima, Roberta Medianeira dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos do uso da mídia rádio no ambiente escolar como
parte do processo educativo do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Maria Rocha, na cidade
de Santa Maria no Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou investigar como o uso do rádio no
ambiente escolar pode contribuir para a construção de novas aprendizagens para os alunos do
Ensino Médio envolvidos no processo comunicativo. O objetivo era verificar quais as contribuições a
utilização do rádio na escola traz aos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem nas
diferentes disciplinas das áreas do conhecimento inseridas na escola. Este trabalho é derivado de
uma revisão de literatura e experiências práticas de uso da rádio na escola pelos alunos do Ensino
Médio como meio de comunicação escolar entre os alunos. A principal conclusão diz respeito à
questão do protagonismo, criatividade e fluência comunicativa desenvolvida pelos integrantes da
rádio escolar. A partir do planejamento e o uso da criatividade para o desenvolvimento das mais
diversificadas atividades o projeto rádio escola proporcionou aos estudantes do ensino médio
tornarem-se protagonistas por meio da fluência comunicativa no ambiente escolar.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: