Proposta de padronização dos processos regulatórios de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
A avaliação externa de cursos de graduação é um importante componente do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior brasileira (SINAES), constituindo-se como um instrumento para a garantia da oferta de um
ensino superior de qualidade, e servindo de base para o desenvolvimento dos processos regulatórios de
autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Assim, este trabalho apresenta uma
proposta de organização dos processos de avaliação externa e regulação dos cursos de graduação no âmbito da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, buscou-se identificar as principais dificuldades
encontradas por coordenadores de curso envolvidos nestes processos através de entrevistas semiestruturadas. O
roteiro da entrevistas contemplou 21 questões relativas à experiência profissional dos coordenadores, a suas
visões acerca do SINAES e a operacionalização dos processos de avaliação externa e regulação. Posteriormente,
as entrevistas foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. A análise de conteúdo é um conjunto
de técnicas de análise das comunicações que visa obter por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição
do conteúdo das mensagens que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de
produção/recepção dessas mensagens. O resultados obtidos apontaram para a identificação de dificuldades com o
processo de operacionalização das avaliações externas, bem como o desconhecimento por parte dos
coordenadores entrevistados em relação ao SINAES. Além disso, foram levantadas sugestões para a melhoria da
organização desses processos e que foram apontadas nas entrevistas. Além das entrevistas, foi realizado o
mapeamento dos processos regulatórios dos cursos no âmbito a UFSM, través da utilização do software Bizagi
Process Modeler (BPMN), o qual permitiu a criação dos fluxos propostos para a melhor organização dos
processos. Por fim, foi realizado um levantamento de como se procede a organização destes processos em outras
Instituições Federais de Ensino Superior. Assim, o resultado do trabalho culminou na consolidação e
apresentação de um manual para a organização de processos regulatórios de cursos de graduação no âmbito da
UFSM.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: