Implantação de um repositório para produção acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Júlio de Castilhos
Resumo
Com o mundo imerso em um cenário de constantes avanços nas Tecnologias de Informação
e Comunicação, hoje tem-se a disposição as mais variadas formas de acesso à informação
e conhecimento, possibilitando ao meio acadêmico a propagação de sua ciência, por meio
de suas produções, bem como, acessos simultâneos à repositórios que contenham
materiais com mesmo conteúdo e propósito. Impulsionados por esses avanços, cresce a
necessidade de uma adequada gestão dessas produções geradas no âmbito acadêmico,
para que juntamente ao processo de comunicação científica surjam instrumentos para a tão
almejada disseminação de seus trabalhos. Para tanto, versado a partir dos princípios da
Gestão do Conhecimento e Comunicação Científica, agregadas ao contexto acadêmico,
este trabalho trata-se de um sistema Web, referente a um Repositório para Produção
Acadêmica denominado RPA, onde propõe-se a preservação e disponibilização de forma
on-line das produções geradas no Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos
(IFFAR JC). Trabalho este, apresentado como Dissertação ao Curso de Mestrado do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa
de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede - Área de Concentração em
Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). O objetivo principal é, por meio da
implantação do RPA, promover a preservação e disseminação das produções acadêmicas
do IFFAR JC junto ao meio acadêmico-científico. Como resultados deste trabalho, foram
desenvolvidos cinco produtos finais, sendo eles, um Software (RPA) e quatro Manuais de
Operação Técnica (tutoriais). Para a metodologia da pesquisa utilizou-se de procedimentos
baseados em um estudo de caso juntamente a uma pesquisa bibliográfica, de natureza
aplicada, com uma abordagem quali-quantitativa ou de métodos mistos. Do ponto de vista
de seus objetivos, caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Como instrumento de
coleta de dados, utilizou-se questionários, com o objetivo de descobrir a opinião dos
respondentes em relação às proposições do RPA na instituição. Juntamente com o período
da aplicação da pesquisa (2017/2), iniciou-se o processo de desenvolvimento do RPA, com
a utilização do framework Bootstrap para sua implementação. A pesquisa revelou resultados
preocupantes e motivadores ao mesmo tempo. Preocupantes pela notada insuficiência de
instrumentos que promovam a publicitação das produções locais, e motivadores pelo fato de
que a maioria dos respondentes mostrou-se consciente sobre a relevância que o processo
de gestão e compartilhamento dos conhecimentos gerados tem. Ao final da implantação do
RPA, pode-se afirmar, segundo informações oriundas da pesquisa e relatos dos servidores
após o lançamento do sistema, bem como a experiência vivenciada no desenvolvimento e
implementação de novas funcionalidades, que a metodologia de desenvolvimento atendeu
as expectativas no tocante às demandas levantadas e conclui-se que as proposições
idealizadas pelo RPA trarão inúmeros benefícios para sua comunidade acadêmica.
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