A formação de professores(as) e os direitos humanos da criança e do adolescente: uma pesquisa intercultural em um jornal do interior do RS - ano de 2017
Resumo
Este trabalho de Dissertação de Mestrado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na escola ou na própria família. Esta dissertação, pautada na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional – LP1 (PPGE - UFSM), vinculada ao Grupo Kitanda, é voltada para a Formação de Professores(as) pois entendo que a atividade docente deve ser revisada para que se possa construir ou aperfeiçoar o caminho. Como bem descreve o poeta Thiago de Mello, ―não tenho um caminho novo; o que eu tenho é um jeito novo de caminhar‖ (BARCELOS, 2009). Julgo que uma pesquisa como esta contribuirá para que os educadores possam refletir a partir do posicionamento social da atualidade e ter um novo olhar sobre seus próprios educandos(as). Esta é, portanto, uma reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, analisando essa representação para a sociedade do interior do RS por meio das notícias publicadas no jornal Expresso Ilustrado em 2017. Também há uma investigação a respeito dos pressupostos da interculturalidade e da sua influência para as interações pedagógicas contemporâneas, tendo como referência teórica o trabalho do escritor e pesquisador Humberto Maturana (MATURANA, 2011), com base em seu estudo sobre a Biologia do Amor. De posse de tais reflexões, enveredo para uma aproximação entre as diferenças culturas para diminuir a desigualdade, contribuindo para a formação de cidadãos cada vez mais éticos e humanizadores. Assim, busquei atuar para melhor direcionar o agir docente, tendo em vista que os professores(as) são os detentores(as) de uma função-chave nesse campo social. A influência de tais achados e suas análises, por certo, deverão contribuir para as novas imagens docentes e à formação contínua de professores(as), com foco na educação do século XXI, numa perspectiva intercultural e de respeito ao cidadão.
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