Aprendizagem matemática mediada por objetos de aprendizagem
Resumo
O objetivo é salientar as possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas em
educação, especialmente na aprendizagem matemática mediada por computador como
possibilidade de experimentação, visualização de múltiplas facetas, generalização, conjeturação e
demonstração de conceitos curriculares. Descreve-se e exemplifica-se em que medida os
educandos, ao trabalharem com os objetos de ensino-aprendizagem da Rede Interativa Virtual de
Educação (RIVED), identificam os conceitos matemáticos escolares implícitos em sua exploração.
A reflexão sobre os resultados gira em torno dos impactos da integração de objetos de
aprendizagem em sala de aula, com um olhar para a inter-relação da matemática com a
tecnologia. Salienta-se a necessidade de que mais inovações sejam realizadas e educadores
estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta possibilitando a
desmi(s)tificação do computador em sala de aula.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: