Uso de plantas medicinais como instrumento de conscientização: responsabilidade social e ambiental
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Data
2011-11-25Autor
Santos, Benta Maria Martins dos
Metadata
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O presente trabalho teve como objetivo despertar nos alunos do 4° ano do ensino
fundamental de uma escola rural, no município de São Sepé, através do cultivo de plantas
medicinais a consciência sobre a importância de seu uso correto e responsável,como recurso
terápico. Foram trabalhadas as famílias e os alunos do 4º ano da Escola Rural João Pessoa, no
município de São Sepé (RS, Brasil). Ao longo do trabalho foram aplicados questionários para
identificar meios de obtenção e de utilização de plantas medicinais, motivo para o uso,
cultivo e forma de preparo. Dezenove espécies de plantas foram citadas pelos entrevistados;
todos utilizam as plantas como primeiro recurso em caso de problemas de saúde considerados
leves. Se forem considerados o envolvimento da comunidade nas atividades propostas e os
desdobramentos do projeto em atividades em classe, as ações geradas pelo projeto
(discussões, entrega de material de referência, jogos e debates) contribuíram para despertar o
interesse pelo tema; como conseqüência. Pode-se dizer que a comunidade escolar foi
sensibilizada com relação aos problemas envolvendo o uso das plantas medicinais, trato e
cuidados exigidos para a manutenção desse recurso e, por extensão, a busca de qualidade de
vida e a conservação do meio ambiente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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