A educação ambiental na escola: o reaproveitamento do lixo escolar em uma escola de periferia, no município de Passo Fundo
Resumo
Este estudo consiste na educação ambiental na sala de aula, a partir do reaproveitamento do lixo escolar em uma escola de periferia, do município de Passo Fundo/RS. Teve como objetivo, com a conscientização dos professores, funcionários e alunos da escola, realizar um sistema de reciclagem e reaproveitamento do lixo na própria escola, dispondo de oficinas de papel reciclado, reutilização dos versos dos rascunhos na máquina copiadora e dos versos dos papéis doados pelos empresários, além do enterramento do lixo orgânico escolar produzido na escola. Para isso, através de uma pesquisa-ação, em uma amostra de 55 alunos, oriundos de 6ª séries, dividiu-se este estudo em teoria e prática. Foi feita a sustentação teórica necessária baseada em pesquisa bibliográfica. Após, efetivou-se a parte prática da pesquisa, com representações e práticas utilizadas pelos professores para uma possível mudança de atitudes dos alunos frente às suas relações com o meio ambiente. Como resultado, os hábitos foram retomados e as atitudes levadas para o cotidiano dos lares. Quanto aos funcionários, esses hábitos e atitudes tornaram-se um pouco trabalhosos e custosos, pois se mostraram resistentes a mudanças. Os professores, quando solicitados a participar e a se envolver com a reciclagem, corresponderam de forma positiva, uma vez que tal trabalho não é função somente dos professores de Ciências. Essa prática contribuiu para uma mudança de atitudes dos alunos, professores e da comunidade escolar frente às interações com o meio, a partir de atividades que envolveram o reaproveitamento do lixo.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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