As TIC e os desafios no ensino de geografia na educação básica
Resumo
O objetivo da pesquisa foi compreender os desafios que as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) propõem ao ensino da Geografia, identificando como as
tecnologias afetam a educação e nisso abrem possibilidades para melhorar o ensino dessa
disciplina. A metodologia seguiu os parâmetros definidos para a pesquisa bibliográfica, de
natureza descritivo-exploratória, visando a esclarecer aspectos da relação tecnologia com o
ensino de geografia, que geralmente se apresenta como autoevidente. Salientam-se como
resultados que o ensino de geografia convive com três desafios que ultrapassam a
necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. Mostra-se como um
conjunto de ações específicas dentro da disciplina, a serem assumidas pelo licenciado em
geografia. Trata-se de iniciar, o quanto antes, a construção, juntamente com o aluno, dos
conhecimentos geográficos acerca das implicações que o mundo global traz para o espaço
local, na perspectiva implícita da formação de sujeitos críticos. De posse do aparato
tecnológico, há o desafio de incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
ao cotidiano das aulas, de modo a se explorarem as tecnologias no que elas podem trazer
de contribuições inéditas para o ensino de geografia – novos conhecimentos sobre o espaço
geográfico, muitos deles reportando os alunos a paisagens distantes, a escalas diversas,
levando-os a mergulhar num mar de informações agora mais acessíveis. Por fim, o mais
difícil dos desafios que o atual período técnico-científico traz para o ensino de geografia
refere-se à construção de conhecimentos geográficos sobre o mundo global, por meio das
TIC. Como se percebe, cada desafio identificado na pesquisa suscita outros, que poderão
ser estudados e analisados tomando-se esta pesquisa um ponto de partida ou subsídio
valioso.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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