dc.contributor.advisor | Cordenonzi, Walkiria Helena | |
dc.creator | Silva, Ana Maria Salenave | |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T12:04:52Z | |
dc.date.available | 2019-06-06T12:04:52Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16764 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The presence of ICTs, especially in computing is more present in people's lives. We
can’t ignore this reality. The following research aims to investigate how the school is
inserting the computing in learning process. The study is based on survey data and
teachers’ testimonies involved in the process. The data collection was done through
a questionnaire with open questions, applied to six schools in the State Schools of
Santana do Livramento and sought to highlight factors which hinder or prevent this
insertion, what the teachers do to overcome them, what alternatives solution they
themselves point, which can contribute with computing and what can be incorporated
to make a pedagogical performance. This work was based on bibliographic
references, in teachers’ answers and aims to provide subsidies and show
alternatives. We conclude that paradigm changes are needed, search for training and
continuing education for teachers. The necessity of a person coordinating the
information technology as a major figure in the articulation and development of the
process was also highlighted. A set of actions providing conditions so that computing
can be incorporated into teaching practice and education to assume its role as an agent of change. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Conexão | por |
dc.subject | Computing | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Connection | eng |
dc.title | Informática na educação: o que ainda falta para melhorar essa conexão? | por |
dc.title.alternative | Computers in education: what is still missing to improve this connection? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A presença das TICs, especialmente da Informática está cada vez mais presente na
vida das pessoas. Não há mais como ignorar essa realidade. A pesquisa a seguir
tem como objetivo investigar como a escola está inserindo a Informática no processo
ensino aprendizagem. O estudo está baseado no levantamento de dados e
depoimentos de professores envolvidos no processo. O levantamento de dados foi
feito através de questionário com perguntas abertas, aplicados em seis escolas da
Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento e procurou evidenciar quais
fatores dificultam ou impedem essa inserção, o que os professores estão fazendo para superá-las e quais as alternativas de solução que eles mesmos apontam e que
podem colaborar para que a informática possa ser incorporada ao fazer pedagógico.
O trabalho foi embasado em referências bibliográficas e nas respostas dos
professores e tem como objetivo fornecer subsídios e apontar alternativas. Concluise
que são necessárias mudanças de paradigmas, busca de capacitação e
formação continuada por parte dos professores. A necessidade do coordenador de
informática como figura importante na articulação e desenvolvimento do processo
também ficou evidenciada. Ações conjuntas que proporcionem condições para que a
informática possa ser incorporada à prática docente e a educação assuma seu papel
de agente transformador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |