Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonzi, Walkiria Helena
dc.creatorSilva, Ana Maria Salenave
dc.date.accessioned2019-06-06T12:04:52Z
dc.date.available2019-06-06T12:04:52Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16764
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe presence of ICTs, especially in computing is more present in people's lives. We can’t ignore this reality. The following research aims to investigate how the school is inserting the computing in learning process. The study is based on survey data and teachers’ testimonies involved in the process. The data collection was done through a questionnaire with open questions, applied to six schools in the State Schools of Santana do Livramento and sought to highlight factors which hinder or prevent this insertion, what the teachers do to overcome them, what alternatives solution they themselves point, which can contribute with computing and what can be incorporated to make a pedagogical performance. This work was based on bibliographic references, in teachers’ answers and aims to provide subsidies and show alternatives. We conclude that paradigm changes are needed, search for training and continuing education for teachers. The necessity of a person coordinating the information technology as a major figure in the articulation and development of the process was also highlighted. A set of actions providing conditions so that computing can be incorporated into teaching practice and education to assume its role as an agent of change.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectConexãopor
dc.subjectComputingeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectConnectioneng
dc.titleInformática na educação: o que ainda falta para melhorar essa conexão?por
dc.title.alternativeComputers in education: what is still missing to improve this connection?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presença das TICs, especialmente da Informática está cada vez mais presente na vida das pessoas. Não há mais como ignorar essa realidade. A pesquisa a seguir tem como objetivo investigar como a escola está inserindo a Informática no processo ensino aprendizagem. O estudo está baseado no levantamento de dados e depoimentos de professores envolvidos no processo. O levantamento de dados foi feito através de questionário com perguntas abertas, aplicados em seis escolas da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento e procurou evidenciar quais fatores dificultam ou impedem essa inserção, o que os professores estão fazendo para superá-las e quais as alternativas de solução que eles mesmos apontam e que podem colaborar para que a informática possa ser incorporada ao fazer pedagógico. O trabalho foi embasado em referências bibliográficas e nas respostas dos professores e tem como objetivo fornecer subsídios e apontar alternativas. Concluise que são necessárias mudanças de paradigmas, busca de capacitação e formação continuada por parte dos professores. A necessidade do coordenador de informática como figura importante na articulação e desenvolvimento do processo também ficou evidenciada. Ações conjuntas que proporcionem condições para que a informática possa ser incorporada à prática docente e a educação assuma seu papel de agente transformador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto