Informática na educação: o que ainda falta para melhorar essa conexão?
Resumo
A presença das TICs, especialmente da Informática está cada vez mais presente na
vida das pessoas. Não há mais como ignorar essa realidade. A pesquisa a seguir
tem como objetivo investigar como a escola está inserindo a Informática no processo
ensino aprendizagem. O estudo está baseado no levantamento de dados e
depoimentos de professores envolvidos no processo. O levantamento de dados foi
feito através de questionário com perguntas abertas, aplicados em seis escolas da
Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento e procurou evidenciar quais
fatores dificultam ou impedem essa inserção, o que os professores estão fazendo para superá-las e quais as alternativas de solução que eles mesmos apontam e que
podem colaborar para que a informática possa ser incorporada ao fazer pedagógico.
O trabalho foi embasado em referências bibliográficas e nas respostas dos
professores e tem como objetivo fornecer subsídios e apontar alternativas. Concluise
que são necessárias mudanças de paradigmas, busca de capacitação e
formação continuada por parte dos professores. A necessidade do coordenador de
informática como figura importante na articulação e desenvolvimento do processo
também ficou evidenciada. Ações conjuntas que proporcionem condições para que a
informática possa ser incorporada à prática docente e a educação assuma seu papel
de agente transformador.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: