Reposicionamento de marca pelo olhar das relações públicas: o caso Skol
Visualizar/ Abrir
Data
2017-12-12Autor
Batista, Nathália de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O reposicionamento de marca, tema escolhido para essa pesquisa, é uma das práticas que podem ser realizadas através de ações ligadas a um planejamento de Relações Públicas. A problemática ora apresentada busca responder a seguinte pergunta: “Como o posicionamento da marca se modifica através de novas perspectivas contemporâneas com base nas relações públicas?”. Para ajudar a responder esse questionamento elencamos quatro objetivos específicos: 1) compreender as representações nas antigas propagandas da marca Skol; 2) identificar qual foi a crise de imagem que causou a mudança de discurso; 3) entender o processo de construção de discurso através de mecanismos de relações públicas e; 4) analisar o conteúdo dos produtos visuais buscando assim entender a mudança, com foco na diversidade. Como metodologia recorreu-se a uma pesquisa exploratória combinada com uma análise de conteúdo com base em Bardin (1977) e na cartografia proposta por Rosário (2016) que nos auxiliou entender como as mudanças são percebidas no imagético. Nosso aporte teórico-metodológico tem origem no conceito de identidade segundo Stuart Hall (2011) e representação segundo Woodward (2009). As Relações Públicas foram abordadas de acordo com os pilares de: Baldissera (2009) através da rede simbólica da cultura e imaginário; a história, teorias e estratégias de RP nas organizações contemporâneas por Kunsch (2009); Conceitos e processos de Comunicação Organizacional a partir de Nassar (2009); a Identidade, Imagem e Reputação para Schmidt (2011) e por fim as Relações Públicas na era digital por Terra (2011). Como resultado de pesquisa, concluímos que as Relações Públicas e as crises na economia da reputação não são avaliadas somente pelo seu patrimônio tangível, mas também pelos recursos intangíveis e que os steakeholders estão presentes em grande parte do destino da organização.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: