Perfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PB
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-20Autor
Silva, Edneide Pedro Carvalho da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos
oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a
Simiótica Visual sublinhando a significação da Língua de Sinais e da Pedagogia Sinalizada,
comprovando que a alteridade Surda ultrapassa a questão da deficiência e da patologia, sendo
considerada como diferença política. Dessa forma requisita alternativas pedagógicas
diferenciadas que legitimem a democracia e ressaltem a cultura surda. Diante do exposto, as
políticas de Educação Surda, vêm ao longo dos tempos analisando as relações de saberes e
poderes entre surdos e ouvintes, procurando valorizar as potencialidades desses sujeitos
sociolingüísticos de modo que os mesmos possam interpretar e categorizar significados, que
contemplem seus valores culturais bem como suas experiências de vida. É sob a luz da
Pedagogia da Diferença que esta Monografia se propõe a observar, analisar e questionar o
Perfil da avaliação da Educação Surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal -
PB conectando a coerência entre a prática cotidiana e os pressupostos legais; entre o discurso
avaliativo e a realidade social; entre os métodos avaliativos planejados e os adotados, enfim
procurar detectar se realmente os critérios avaliativos utilizados pelos docentes em salas de
aulas de ensino regular, servem para fundamentar decisões, e se restabelecem nortes na (re)
construções de saberes dos educandos surdos. Para efetivação desta pesquisa recorreu-se a
aportes bibliográficos e coleta de dados in loco a instituição de ensino com propostas bilíngüe
onde foram realizadas entrevistas e /ou enquetes com administradora escolar, professores de
surdos, alunos surdos; observações do cenário escolarizado (sala de aula, diários de classe,
cadernos dos alunos) bem como registros escritos e fotográficos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: