Conselho escolar: um fortalecimento da gestão democrática na escola pública
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Data
2010-12-18Autor
Santos, José Carlos Tavares dos
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Este trabalho objetiva identificar e analisar a importância do Conselho Escolar na consolidação das práticas e políticas pedagógicas e de gestão escolar praticadas nesta escola. Para tanto, é fundamental caracterizar as políticas educacionais vigentes no país, bem como identificar a atual prática de gestão democrática e participativa nas escolas públicas e identificar o atual desafio existente na gestão democrática da educação. A pesquisa realizada é bibliográfica e de campo, empreendendo uma análise descritiva e exploratória com dados primários e secundários cujo principal instrumento de coleta de dados é o questionário estruturado com perguntas fechadas e algumas abertas em caráter complementar. As principais temáticas abordadas são políticas educacionais, gestão administrativa, gestão democrática e participativa, bem como as bases políticas pedagógicas e o atual estágio da gestão democrática da educação. Constata-se que no que se refere à relevância do Conselho Escolar na formação da gestão democrática escolar constatou-se ser pelo fato de a comunidade escolar poder atuar em conjunto com professores, funcionários e equipe gestora, desenvolvendo formas de participação efetiva e democrática na consagração do projeto político pedagógico da comunidade escolar, bem como no desenvolvimento do plano administrativo sobre a programação e aplicação dos recursos para a manutenção e conservação da Escola, a fim de que a educação ministrada no local tenha o máximo de qualidade possível e que os recursos financeiros não sejam desviados, mas sim aplicado onde mais se faz necessário.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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