Museu Olívio Otto e a sua relação com o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental de Carazinho/RS
Resumo
Os museus vêm procurando especializar-se no sentido de fornecerem
experiências mais proveitosas aos seus públicos. Levando em consideração que a
maior parte do público visitante do Museu Olívio Otto localizado em Carazinho/RS, é
constituído pelos escolares, procuramos verificar, através de análise qualiquantitativa,
as relações existentes entre as exposições e o acervo do Museu Olívio
Otto com as atividades teóricas e práticas do ensino de Ciências nas turmas de 6ª
série das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de
Carazinho/RS. Nos museus, é possível a abordagem de temáticas pouco exploradas
nas escolas. Devido a este fato, eles podem assumir um papel importante na
complementação da formação escolar. O interesse dos alunos e dos professores
pelos espaços não-formais de ensino ficou evidenciado, sendo os resultados da
pesquisa demonstraram que os museus foram elencados como complementares na
formação dos estudantes e também dos professores. Sendo assim, neste estudo, o
Museu Olívio Otto se demonstrou como uma importante ferramenta auxiliar no
ensino de ciências, pois através das suas exposições podem ser feitas inúmeras
relações com os conteúdos inerentes a esta disciplina e com os demais assuntos
abordados nas outras disciplinas escolares. Ao estimularem as visitas a estes
espaços não-formais de ensino, os gestores podem promover a melhoria na
qualidade da educação no município.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: