A inserção da diversidade no contexto da desigualdade social: desafios para a gestão escolar
Resumo
Este trabalho consiste em um estudo de caso etnográfico de cunho qualitativo que
buscou investigar as características e os desafios da prática dos gestores numa
escola municipal de Santa Maria cujo cenário é marcado pela diversidade e
desigualdade social. Para tanto, foram realizadas observações no ambiente escolar,
implementação de entrevistas com duas gestoras, resgate de informações com
membros da comunidade, realização da análise documental e acompanhamento dos
alunos desta instituição em um projeto social inserido no mesmo contexto da escola.
A primeira tarefa desta pesquisa foi desencadear procedimentos que visassem ao
diálogo entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador, a segunda tarefa foi
categorizar, analiticamente, os principais aspectos decorrentes da coleta de dados,
e, a partir deste instante, realizar um mapeamento analítico de referências
bibliográficas e a terceira tarefa concentrou-se na análise do contexto na perspectiva
de pensar em linhas de ação que contemplassem a diversidade no âmbito da
desigualdade social, sob o prisma da proposta de gestão escolar democrática. Como
resultados, a pesquisa apresenta a problematização da implementação do modelo
de gestão democrática em um contexto que não possui os requisitos “préestabelecidos”
pela gestão democrática escolar (participação da comunidade
escolar). Conclui-se que para alcançar esta condição seria necessária a
transformação social da comunidade, assim as sugestões pautam para a mudança
inicial do alunado da escola, promovendo atividade motivacionais que
(re)signifiquem as aprendizagens dos alunos de forma geral.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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