Gestão cultural: a construção da identidade da orquestra sinfônica de Santa Maria nos seus 50 anos
Resumo
A Gestão Cultural, tema escolhido para essa pesquisa, é uma área de atuação que abrange a produção, circulação e o consumo de determinado produto cultural. A problemática ora apresentada busca responder a seguinte pergunta: “Como se constrói a identidade da Orquestra Sinfônica de Santa Maria a partir dos eventos que aludem ao seu cinquentenário?”. Para ajudar a responder esse questionamento elencamos três objetivos específicos: 1) identificar oportunidades para o profissional de relações públicas trabalhar na área cultural; 2) contribuir para o registro da história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria; 3) descrever quais estratégias de divulgação a Orquestra utilizou em seus eventos comemorativos aos 50 anos. Como metodologia recorreu-se a uma pesquisa exploratória combinada com uma análise cultural com base em Williams (2003) e no circuito de cultura proposto por Johnson (2001). Nosso aporte teórico-metodológico tem origem nos Estudos Culturais, e traz conceitos sobre cultura, identidade, representação, relações públicas, eventos e gestão cultural. Como resultado de pesquisa, concluiu-se que a identidade da Orquestra a partir dos eventos que aludem aos seus 50 anos é construída a partir dos materiais de divulgação e os concertos em si. A identidade construída acerca do material produzido – convite, cartaz e programa – para cada concerto, indica que esses elementos são utilizados ao longo da sua história. O concerto é a principal produção de uma Orquestra. Configura-se como um conjunto de atividades que permeiam seu trabalho ancorado na atuação em diversos públicos como: músicos, professores, direção, produção, assessoria de comunicação e audiência.
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