Estudo do self estendido e a relação com os paradoxos tecnológicos na posse de smartphones
Resumo
Por intermédio do estudo de Belk (1988), sobre o self estendido, constata-se que os consumidores podem encontrar em suas posses uma extensão de sua identidade. O foco da presente pesquisa foi a posse de smartphone. O objetivo geral foi identificar se existe relação entre self estendido e a presença de paradoxos tecnológicos na posse de smartphones em usuários do Rio Grande do Sul. Quanto ao método, a pesquisa se classifica como aplicada, quantitativa e descritiva, bibliográfica e de campo (survey). Os sujeitos da pesquisa foram 400 usuários de smartphones, localizados em Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas. Para mensurar o self estendido utilizou-se escala de Sivadas e Machleit (1994), e a escala de Schifferstein e Zwartkruis-Pelgrim (2008). Para os paradoxos tecnológicos, utilizou-se escala desenvolvida por Gonçalves (2012). Com auxílio do software SPSS 20.0®, elaborou-se levantamento do perfil da amostra e estatística descritiva. Para identificar a presença dos paradoxos, foi realizado o teste de Mann-Whitney, não paramétrico. Na análise de comparação de médias entre as variáveis sociodemográficas, utilizou-se teste ANOVA e para significância, teste kruskal-Wallis para Renda e Estado Civil, e teste Mann-Whitney para Sexo. Foi realizada a Correlação de Pearson para identificar associação entre as variáveis, e a Regressão Linear para averiguar a existência da relação. Nos resultados, para a amostra geral (400), a média final do construto self estendido ficou em 2,59, não sendo possível afirmar que o smartphone é utilizado como extensão da identidade desses usuários. Os paradoxos tecnológicos identificados na amostra geral, com intensidade fraca Liberdade/Escravidão, com intensidade média Engajamento/Desengajamento, e com intensidade forte os paradoxos Eficiência/Ineficiência, Satisfação/Criação de necessidade, Independência/Dependência, Público/Privado e Autonomia/Vício. Foram identificados 56 entrevistados que apresentaram self estendido na posse de smartphones. Estes obtiveram média igual ou superior a 3,6 para o construto. O perfil Sociodemográfico destes, mostra que 71,4% são mulheres e apenas 28,6% são homens. Os paradoxos identificados nesse grupo com intensidade fraca Planejamento/Improvisação e com intensidade forte os paradoxos Liberdade/Escravização, Satisfação/Criação de necessidade, Integração/Isolamento, Independência/Dependência e Engajamento/Desengajamento. A correlação de Pearson mostrou que apenas as variáveis Satisfação, Caos, Público e Obsoleta apresentaram correlação significativa com as variáveis do self estendido. Na Regressão Linear, o paradoxo Controle/Caos (0,337) apresentou valor mais alto, mas nenhum paradoxo apresentou valor próximo de 1, não sendo possível afirmar a existência de relação com self estendido. Por meio deste estudo, conseguiu-se analisar o comportamento e perfil do usuário da tecnologia smartphone. Na amostra que apresentou self estendido, a maioria são mulheres, e além disso, apresentaram médias mais elevadas para as variáveis dos paradoxos tecnológicos do que a amostra que não apresentou self estendido. Ainda assim, a regressão linear demonstrou a não existência de relação entre os construtos analisados.
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