Perspectivas e desafios na educação profissional
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Data
2011-10-31Autor
Segatto, Lilia Teresinha Rosa
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O presente trabalho tem como foco de pesquisa, “perspectivas e desafios da educação profissional”, Traz primeiramente um breve histórico da educação profissional em épocas anteriores na tentativa de entender o mecanismo deste complexo em que se insere a Educação brasileira. No momento seguinte, o trabalho busca informações a respeito do que tange a educação em relação ao mundo do trabalho, referindo-se às mudanças no contexto social e as significativas transformações no mundo do trabalho. Ressalta ainda a importância de algumas escolas profissionalizantes que atuaram e/ou atuam no município e suas contribuições à sociedade local. O referido trabalho destaca ainda o projeto (PROEJA), resultante da ação governamental, enfatizando os desafios e perspectivas quanto à inclusão social e globalização econômica, as ações de políticas públicas, suas implicações positivas ou negativas e considerações referentes à eficácia ou não destas políticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, buscando construir um referencial teórico sobre o tema, trabalhando com depoimentos de alunos de EJA constantes em textos científicos já publicados. Não obstante, mesmo sendo de cunho teórico-bibliográfico, as inquietações e problematizações sobre as dificuldades e expectativas sobre o retorno aos bancos escolares sempre está se dialetizando com a realidade do cotidiano escolar, no qual se exerce a profissão docente há muitos anos, trabalhando no Ensino Fundamental e Ensino Médio, também na modalidade EJA. Observa-se nesta pesquisa que, através dos tempos houve avanços significativos na evolução da educação profissional, a cada governo uma expectativa de mudanças tanto no âmbito educacional como no social. O mundo do trabalho evolui em rápidas transformações, tendo que se adequar as novas formas e métodos para sobreviver. Assim impondo ao individuo a buscar conhecimentos específicos e capacidade técnica à sua formação, na tentativa de atender as exigências constituídas pelo mercado de trabalho competitivo. Necessita-se urgente de reformas sociais significativa, de políticas públicas comprometidas em transformar esta realidade, através de projetos e ações. Sabemos que, alguns projetos como o PROEJA, não são suficientes para mudar o quadro da desigualdade social no país, pois os desafios são muitos mas, com desempenho e comprometimento de gestores, professores e a comunidade escolar,pode-se construir uma escola inclusiva que remeta o educando ao mundo trabalho com justiça e igualdade social.Finalizando em considerações conclusivas quanto a aplicabilidades destes projetos que poderão contribuir para pesquisas futuras.
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