A dificuldade do professor de ensino médio para implementar a política nacional de educação inclusiva
Resumo
Esta pesquisa investigou a implementação de políticas de inclusão no âmbito do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvida através de um estudo de caso durante o período de março a maio, do ano de 2011. O objetivo principal foi analisar o processo de implementação da Política Nacional de Inclusão de pessoas com deficiências nesta Escola e investigar possíveis dificuldades dos professores de ensino médio para realizarem a inclusão escolar. Os objetivos específicos foram: avaliar dificuldades encontradas pelos professores das áreas do conhecimento no ensino médio para promoverem a construção do conhecimento aos alunos com deficiência; os tipos de deficiências encontradas nesta Escola; as condições objetivas e físicas da mesma para implementar a “Política Nacional de Inclusão” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008) aos alunos em processo de inclusão; analisar e sistematizar as leis referentes à inclusão escolar; e investigar, junto aos professores, as dificuldades encontradas no dia-a-dia, para a realização do trabalho, levando em conta as áreas de conhecimento e quantidade de períodos trabalhados com esses alunos. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, levando em consideração que esta possui uma visão mais subjetiva, mais próxima do ideal (QUEIRÓS, 2006). A fundamentação teórica do estudo realizado foi de natureza qualitativa e aprofundou autores como Mazzotti (2006) e Godoy (1995); realizou-se a coleta de dados através de questionários aplicados à equipe diretiva e aos professores do Ensino Médio, envolvendo também a análise de leis e documentos referentes à inclusão escolar. Após a coleta de dados e análise dos mesmos, concluiu-se que a inclusão escolar ainda não está sendo realizada na prática, como deveria; que muitos alunos mesmo frequentando a escola regular, não têm acesso ao ensino como os demais e que os professores tentam fazer seu trabalho da melhor forma, mas encontram dificuldades diárias, pelo despreparo ou pelo pouco tempo para realização de um trabalho eficiente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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