Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAcosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.creatorCuti, Andreia da Conceição
dc.date.accessioned2016-06-08T15:37:34Z
dc.date.available2016-06-08T15:37:34Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1695
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.por
dc.description.abstractLeaving of the undisputed fact of if witnessing, in Brazil, modifications in the age structure, where the presence of aged if has accented, causing changes in the society, the most varied institutions are, practically, debtors to think and to consider initiatives to promote better conditions of adaptation to this reality. One of these institutions is the school. Of this form, the objective of this article is to present proposals to work the subject of the aging in the pertaining to school environment, aiming at to improve the relation between the society and the reality. For in such a way, a bibliographical revision was effected, using books, articles and magazines that deal with the considered subject. Of what it was searched, sends regards to basic proposals of intervention, being they: the elaboration and proposal of action in the scope of the multigenerate physical activity; the construction of spaces for reading and activities that bring the aged ones for inside of the school; to consider the quarrel on the aging enters the professors of the school; to rethink the physical space as multigenerate; to include the transversal subject aging in the Project Pedagogical Politician of the school. Of ownership of the five basic proposals of intervention one perceives that one of the found difficulties, is that the subject still little is explored in the pertaining to school context, but is had in sight that this multigenerate conviviality can bring benefits as the valuation of the aged ones, more good understanding of the proper professors in relation to its proper aging and of its fellow creatures.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectRealidadepor
dc.titleEnvelhecimento humano e escola: propostas de intervençãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoPartindo do fato incontestável de se presenciar, no Brasil, modificações na estrutura etária, onde a presença de idosos tem se acentuado, causando mudanças na sociedade, as mais variadas instituições são, praticamente, obrigadas a pensar e propor iniciativas para promover melhores condições de adaptação a esta realidade. Uma dessas instituições é a escola. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi apresentar propostas para trabalhar o tema do envelhecimento no ambiente escolar, visando melhorar a relação entre a sociedade e a realidade. Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica, utilizando livros, artigos e revistas que tratam do tema proposto. Do que foi pesquisado, recomendam-se propostas básicas de intervenção, sendo elas: a elaboração e proposição de ações no âmbito da atividade física multigeracional; a construção de espaços para leitura e atividades que tragam os idosos para dentro da escola; propor a discussão sobre o envelhecimento entre os professores da escola; repensar o espaço físico como multigeracional; incluir o tema transversal envelhecimento no Projeto Político Pedagógico da escola. De posse das cinco propostas básicas de intervenção percebe-se que uma das dificuldades encontradas, é que o tema ainda é pouco explorado no contexto escolar, mas tem-se em vista que esse convívio multigeracional pode trazer benefícios como a valorização dos idosos, melhor compreensão dos próprios professores em relação ao seu próprio envelhecimento e dos seus semelhantes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples