Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Física Escolar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Física Escolar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Envelhecimento humano e escola: propostas de intervenção

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (202.5Kb)
Data
2008
Autor
Cuti, Andreia da Conceição
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Partindo do fato incontestável de se presenciar, no Brasil, modificações na estrutura etária, onde a presença de idosos tem se acentuado, causando mudanças na sociedade, as mais variadas instituições são, praticamente, obrigadas a pensar e propor iniciativas para promover melhores condições de adaptação a esta realidade. Uma dessas instituições é a escola. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi apresentar propostas para trabalhar o tema do envelhecimento no ambiente escolar, visando melhorar a relação entre a sociedade e a realidade. Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica, utilizando livros, artigos e revistas que tratam do tema proposto. Do que foi pesquisado, recomendam-se propostas básicas de intervenção, sendo elas: a elaboração e proposição de ações no âmbito da atividade física multigeracional; a construção de espaços para leitura e atividades que tragam os idosos para dentro da escola; propor a discussão sobre o envelhecimento entre os professores da escola; repensar o espaço físico como multigeracional; incluir o tema transversal envelhecimento no Projeto Político Pedagógico da escola. De posse das cinco propostas básicas de intervenção percebe-se que uma das dificuldades encontradas, é que o tema ainda é pouco explorado no contexto escolar, mas tem-se em vista que esse convívio multigeracional pode trazer benefícios como a valorização dos idosos, melhor compreensão dos próprios professores em relação ao seu próprio envelhecimento e dos seus semelhantes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1695
Coleções
  • Educação Física Escolar [200]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.