A educação ambiental na educação infantil: O desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na pré-escola
Resumo
Esta monografia centra-se no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de demonstrar qual a relevância do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nessa etapa da educação. Assim, apresentam-se os objetivos de promover o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na educação infantil, despertar o interesse e a curiosidade das crianças da pré-escola para as questões ambientais, propiciar atividades que contribuam para aprimorar as ações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e conhecer as práticas cotidianas realizadas pelas famílias dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, levantando dados a respeito das percepções sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil nas políticas públicas educacionais e nos documentos oficiais, após trata-se sobre a formação de educadores ambientais e suas práticas no contexto escolar, destacando a formação dos sujeitos e suas relações com o meio ambiente. Num segundo momento, a partir de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se o desenvolvimento de um projeto em uma turma de pré-escola e a partir de uma análise quantitativa os resultados dos questionários enviados às famílias das crianças. Portanto, após a realização das atividades e da análise dos questionários percebeu-se que não há como negar que os projetos de educação ambiental na educação infantil são de grande relevância e permitem a possibilidade de educar as crianças de hoje, para que elas reeduquem os adultos e ao serem elas os adultos, estas realizem ações coerentes com a sustentabilidade planetária.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...