A escola antenada nas ondas da comunicação
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a contribuição do Projeto Educomunicação “Rádio Escola” para a aprendizagem dos alunos, enquanto ferramenta pedagógica com vistas às questões referentes ao exercício da cidadania e de prepará-lo integralmente para participar de forma crítica na sociedade em que estão inseridos. Para isso, realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização Mídias na Educação, Polo de Cachoeira do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas, artigos de revistas e outros. Posteriormente, procurou-se investigar o desenvolvimento e organização do Projeto Educomunicação – Rádio Escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio, Santa Maria – RS, a partir de experiências realizadas com os alunos, assim obtiveram-se dados sobre a relação da educomunicação com os alunos, professores e comunidade escolar no geral. Nesse sentido, a escola tem o papel de incorporar a educomunicação a sua prática pedagógica, atuando de forma direta e indireta no cotidiano escolar como um processo integrado e complementar no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, a rádio escola favorece e aproxima a comunidade escolar, pois abre horizontes, envolve a todos no processo pedagógico e busca trabalhar a formação de cidadãos críticos e conectados com o mundo para o exercício pleno da cidadania.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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