Tecnologias da informação e comunicação: recursos para as aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
As tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial, elas transformam a sociedade e consequentemente o ensino. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino pode representar uma importante alternativa para potencializar o ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares da Educação Física, proporcionando diferentes possibilidades em favor de uma metodologia de ensino inovadora. Diante deste cenário, refletimos sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação como recursos para aulas de Educação Física, culminando no seguinte questionamento: Em que medida as Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o ensino dos conteúdos curriculares da disciplina de Educação Física? Assim, objetivou-se através da pesquisa analisar as possíveis contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino dos conteúdos curriculares, nas aulas de Educação Física. Esta se baseou em um estudo de caso, no qual inicialmente foram selecionadas tecnologias (vídeo, webquest, smartphones, jornal escolar digital e Google Drive) que possibilitassem o desenvolvimento dos conteúdos curriculares programados para o primeiro trimestre letivo, após foram elaborados o Plano de Ensino e os Planos das Aulas utilizando as TIC, na sequência foram implementadas as aulas de Educação Física, para as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental em uma escola da rede municipal na qual a pesquisadora atua como professora. Por meio dos dados coletados na observação, na atividade final da Unidade Didática e no questionário aplicado aos estudantes, percebeu-se que o uso das tecnologias motiva os estudantes, por ser uma aula diferenciada e pela facilidade em manipular esses recursos, as TIC auxiliam e facilitam os processos de ensino-aprendizagem, os equipamentos das escolas tornam-se obsoletas com o passar do tempo inviabilizando a sua utilização na prática pedagógica, necessitando uma renovação periódica. O professor tem o dever de orientar o estudante para agir criticamente a respeito das diferentes mídias sociais, necessita de políticas públicas efetivas de formação continuada e, que a tecnologia não substitui o professor, ela é um recurso a mais, uma ferramenta que deve ser muito bem produzida e planejada, de maneira mais clara e autoexplicativa possível. Como produto final, foi elaborado um e-book que apresenta os desafios e as possibilidades de utilização das tecnologias como recursos para as aulas de Educação Física.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: