Inclusão social e cidadania
Resumo
A disciplina de Inclusão Social e Cidadania, desenvolvida em um Curso de formação de professores, como é o caso de Letras – Espanhol – poderá auxiliar no processo de (re)conhecimento da diversidade e das diferenças como possibilidades reais de práticas educativas inclusivas e cidadãs. Nesse sentido, para pensar e discutir esses temas, que serão abordados a partir dos objetivos da disciplina, é proposto cinco Unidades que contemplarão a inclusão social, as relações de gênero, a educação para e no envelhecimento, a inclusão dos alunos com deficiências e, por fim, as questões raciais e a educação. As Unidades serão trabalhadas em semanas assim distribuídas: - Unidade A: O texto da Unidade aborda a Identidade e Inclusão como Construções Sociais, a partir das ideias de Samira Kauchakje; - Unidade B: Reflete sobre a formação de professoras, relações de gênero e sexualidade: um caminho para a construção da igualdade. Para isso, nos apoiamos nas reflexões de Daniela Auad; - Unidade C: Convida a compreender uma nova temática relacionada ao envelhecimento humano e populacional. Apresentamos um texto, a partir da compreensão de Marcos Augusto de Castro Peres, intitulado - A Andragogia no Limiar da Relação entre Velhice, Trabalho e Educação; - Unidade D: Discute as ideias de Maria Helena Michels referente à atual proposição política para a educação que se sustenta em três eixos, quais sejam, gestão, formação de professores e inclusão, que, articulados entre si, atribuem à escola uma nova organização; - Unidade E: As questões raciais são debatidas no texto - Discriminação Racial e Educação, de autoria de Luciane Ribeiro Dias.
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