Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, como um estudo voltado para a possibilidade de implementação de terminais de acesso na Universidade Federal de Santa Maria. Abrange mais especificamente o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), representando um estudo exploratório, abordando as razões que levam ao uso de terminais de acesso ser uma solução eficaz perante os desafios e problemas relacionados aos espaços físicos e ao tempo que o uso das práticas convencionais provocam nas atividades que ocorrem no cotidiano acadêmico. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa e explicativa. É realizado um estudo de caso, com coleta de dados junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) e os alunos da Universidade Federal de Santa Maria. Foi analisado o número de solicitações de documentos, quais são os documentos solicitados e o tempo estimado para a realização do serviço e quais são as tecnologias usadas pelo departamento para atender a demanda, a partir dos quais é calculado o ponto de equilíbrio, definindo, assim, a eficácia da implementação de terminais de acesso aos serviços prestados na Universidade Federal de Santa Maria. Como produto desta pesquisa e a partir de seus resultados, foi proposto a implementação de um sistema de autoatendimento por meio de terminais de acesso para atender as demandas da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria.
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