Ciclização eletrofílica intramolecular de (Z)-calcogenoeninos: síntese e reatividade de calcogenofenos e (Z)-calcogenetos vinilicos
Resumo
No presente trabalho desenvolveu-se a síntese eficiente de uma série de heterociclos através da ciclização eletrofílica intramolecular de (Z)-calcogeneninos 1, para a síntese de calcogenofenos 2, mediada por espécies de I2 e/ou RSeBr. Primeiramente, relatamos a síntese de uma série de (Z)-calcogeneninos 1, via reação de hidroselenação, sendo estes, posteriormente ciclizados com I2 e/ou RSeBr em diclorometano como solvente e à temperatura ambiente. A síntese desses produtos se deu de maneira eficiente em rendimentos que variaram de 28% a 87%. Os produtos sintetizados foram ainda submetidos a reações de acoplamento do tipo, sonogashira e suzuki, demonstrando a versatilidade dos calcogenofenos na síntese de produtos diferentes altamente funcionalizados em rendimentos de 48%-68% e 63%.
Subsequentemente, foi possível a síntese de diferentes (Z)-calcogenetos vinílicos quimio, estéreo e regiosseletivos, a partir da reação de substituição nucleofílica promovida por Na2X na presença de haletos orgânicos e alquino terminal. Através deste protocolo foi possível sintetizar, de maneira satisfatória (34% a 80% de rendimento), uma série de (Z)-calcogenetos vinílicos utilizando condições de hidroselenação gerado in-situ. Afim de demostrar a versatilidade dos produtos sintetizados além aumentar sua complexidade estrutural, utilizou-se os (Z)-selenetos vinílicos frente a reações de acoplamento cruzado do tipo Suzuki, Kumada e Negishi.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: