Os efeitos de sentido das crises organizacionais
Resumo
Em uma situação de crise, em que há ruptura da normalidade nas atividades da organização, cabe a comunicação o trabalho de construir o entendimento mais adequado possível entre os públicos e as organizações. Este estudo, portanto, pretende mostrar como as estratégias discursivas, adotadas por organizações como JBS S.A., Samarco Mineradora S.A. e Hopi Hari S.A., contribuem para a circulação de sentidos da crise. A partir da dificuldade das organizações em reconhecerem, antecipadamente, uma crise, este estudo apresenta, inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica, um cercamento sobre o conceito de crise e suas principais características. A abordagem da semiologia dos discursos sociais, utilizada no decorrer deste trabalho, descreve como as crises são anunciadas pelas organizações e também como são organizadas as formas de interação empregadas por essas durante o evento negativo. Dessa forma, intenta-se questionar como se deu a construção do sentido de crise organizacional. A fim de compreender isso, o corpus escolhido para o estudo é composto por postagens e publicações institucionais digitais, referentes aos desdobramentos da crise, contribuindo, assim, para a resolução da problemática desta pesquisa. Com base nos dados levantados, ao final do percurso, elucida-se como são construídos os sentidos da crise para cada organização. Tal compreensão foi possível a partir dos posicionamentos e estratégias discursivas adotadas pelas empresas, em relação aos modos de anunciar e aos modos de interagir durante a crise. Conclui-se, então, que, apesar dos tipos de crises serem diferentes, as organizações não possuem comportamentos tão distintos e sempre operam escolhas para distanciar-se do termo crise.
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