Micro influenciadores digitais: um estudo sobre estratégias de relacionamento na sociedade midiatizada
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Data
2018-12-03Autor
Pozzobon, Mari Luana da Conceição
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Esta pesquisa tem como principal intuito contribuir com o conhecimento teórico e prático sobre as estratégias de relacionamento utilizadas por micro influenciadores digitais na cidade de Santa Maria. A partir dessa abordagem, define-se o problema de pesquisa como o seguinte: qual é o impacto desse novo fenômeno na sociedade midiatizada? Em objetivos mais específicos: delinear a relação entre empresas e criadores de conteúdo em Santa Maria; analisar as estratégias de micro influenciadores da cidade de Santa Maria; verificar se a credibilidade da informação que é transmitida pelo micro influenciador é prejudicada quando há uma relação comercial; descobrir de que forma a audiência responde a determinadas estratégias definidas pelo modelo de veiculação; medir o engajamento, aceitação de conteúdo e a visibilidade de cada estratégia adotada. Como metodologia optou-se pela pesquisa exploratória explicativa e os conceitos que a fundamentam são as teorias sobre Marketing 4.0 de Kotler (2017) e os conceitos sobre a cultura da conexão de Jenkins (2014). Quanto aos resultados, foi possível perceber que algumas estratégias de relacionamento se repetem com frequência. Percebeu-se também que as estratégias de mídia convencional perderam força no Instagram, elas não têm o mesmo poder de engajamento que as estratégias simuladas e de mídia espontânea. O trabalho do influenciador digital já é conhecido pelos empresários e mais da metade das empresas pesquisadas que possuem parceria com formadores de opinião relatam que o retorno financeiro é superior ao valor investido.
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