dc.contributor.advisor | Pavanello, Alice Bianchini | |
dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Rubia da | |
dc.creator | Oliveira, Jozene Noal de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-01T11:37:49Z | |
dc.date.available | 2019-07-01T11:37:49Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, J. N. Influenciadores digitais no YouTube: uma análise das práticas de consumo de conteúdos por adolescentes de camadas populares. 2018. 72 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17217 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The general objective of this study is to investigate the consumption of content of digital influencers on YouTube by adolescents from a public school in Santa Maria/Rio Grande do Sul. Exploring this scenario is pertinent to the Public Relations since large brands have tried to approach these influencers because of their public's engagement. The methodology is inspired ethnography based on Travancas (2006), which analyzes the consumption practices of five young students of a public school in order to understand their interactions, perceptions and opinions about the influencers' contents. The reflective basis of this research is established with the considerations on learning on YouTube and the phenomena of the culture of convergence and participatory culture proposed by Burgess and Green (2009) and Jenkins (2008), respectively; the importance of the characteristics of the Internet and its transformation phenomena based on Hine (2016); the principles of cyberculture and the recombination practices proposed by Lemos (2006) and Silveira (2008), respectively. The reflections on consumption are based on Castro (2014); Barbosa and Campbell (2012) and Campanella and Barros (2016) and the popular strata by Barros (2008) and Sorj (2003). In the analysis, we found the following categories of content consumption: information and news; informal education; entertainment and leisure; digital influencers. Among the findings, we have seen that young people consume YouTube and influencers content to deal with their needs and create identifications, helping them to solve everyday problems like: school learning, depression and bullying. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Influenciadores digitais | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Camadas populares | por |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | YouTube | eng |
dc.subject | Digital influencers | eng |
dc.subject | Young people | eng |
dc.subject | Popular strata | eng |
dc.title | Influenciadores digitais no YouTube: uma análise das práticas de consumo de conteúdos por adolescentes de camadas populares | por |
dc.title.alternative | Digital influencers in YouTube: an analysis of the consumption practices of students of a public school in Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste estudo é investigar o consumo de conteúdos de influenciadores digitais no YouTube por adolescentes de uma escola pública de Santa Maria/Rio Grande do Sul. Explorar esse cenário é pertinente para a área de Relações Públicas visto que grandes marcas buscam uma aproximação dos influenciadores devido ao engajamento do público desses. A metodologia parte de uma pesquisa de inspiração etnográfica embasada em Travancas (2006), na qual se analisa as práticas de consumo de cinco adolescentes estudantes de uma escola pública a fim de compreender suas interações, percepções e opiniões acerca dos conteúdos dos influenciadores. A base reflexiva dessa pesquisa se estabelece com as considerações sobre aprendizagem no YouTube e os fenômenos da cultura da convergência e da cultura participativa propostos por Burgess e Green (2009) e Jenkins (2008), respectivamente; a importância das características da internet e seu fenômeno de transformação com base em Hine (2016); os princípios da cibercultura e as práticas de recombinação propostas por Lemos (2006) e Silveira (2008), respectivamente. As reflexões sobre consumo são embasadas por Castro (2014); Barbosa e Campbell (2012) e Campanella e Barros (2016), já as de camadas populares por Barros (2008) e Sorj (2003). Na análise, encontramos as seguintes categorias de consumo de conteúdos: informações e notícias; educação informal; entretenimento e lazer; influenciadores digitais. Entre as conclusões observadas, percebemos que os jovens consomem os conteúdos do YouTube e dos influenciadores em busca de sanar necessidades e criar identificações, ajudando-os a resolver problemas diários como: aprendizado na escola, depressões e bullying. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |