Influenciadores digitais no YouTube: uma análise das práticas de consumo de conteúdos por adolescentes de camadas populares
Resumo
O objetivo geral deste estudo é investigar o consumo de conteúdos de influenciadores digitais no YouTube por adolescentes de uma escola pública de Santa Maria/Rio Grande do Sul. Explorar esse cenário é pertinente para a área de Relações Públicas visto que grandes marcas buscam uma aproximação dos influenciadores devido ao engajamento do público desses. A metodologia parte de uma pesquisa de inspiração etnográfica embasada em Travancas (2006), na qual se analisa as práticas de consumo de cinco adolescentes estudantes de uma escola pública a fim de compreender suas interações, percepções e opiniões acerca dos conteúdos dos influenciadores. A base reflexiva dessa pesquisa se estabelece com as considerações sobre aprendizagem no YouTube e os fenômenos da cultura da convergência e da cultura participativa propostos por Burgess e Green (2009) e Jenkins (2008), respectivamente; a importância das características da internet e seu fenômeno de transformação com base em Hine (2016); os princípios da cibercultura e as práticas de recombinação propostas por Lemos (2006) e Silveira (2008), respectivamente. As reflexões sobre consumo são embasadas por Castro (2014); Barbosa e Campbell (2012) e Campanella e Barros (2016), já as de camadas populares por Barros (2008) e Sorj (2003). Na análise, encontramos as seguintes categorias de consumo de conteúdos: informações e notícias; educação informal; entretenimento e lazer; influenciadores digitais. Entre as conclusões observadas, percebemos que os jovens consomem os conteúdos do YouTube e dos influenciadores em busca de sanar necessidades e criar identificações, ajudando-os a resolver problemas diários como: aprendizado na escola, depressões e bullying.
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