A representatividade feminina gorda em jogos eletrônicos: a personagem Mei (Overwatch) e a desconstrução de estereótipos socioculturais
Resumo
O presente trabalho procura investigar como se dá a representação de uma personagem feminina gorda em um jogo eletrônico. A representação feminina nos jogos constantemente é alvo de caracterizações inadequadas; sua construção narrativa é rasa e incompleta, e seus corpos sofrem com uma sexualização desnecessariamente exagerada. A estrutura corporal das personagens femininas é majoritariamente magra e delineada, definindo assim esse tipo de corpo como padrão – entretanto, essa representação não reflete a diversidade corporal existente. Partindo-se dessa premissa, o objetivo desse trabalho consiste em identificar como a representação da figura feminina gorda rompe com os padrões e significações impostos a esse tipo corporal, levando-se em conta que o corpo gordo possui uma série de estereótipos negativos atribuídos à sua imagem. Escolheu-se como objeto de estudo a personagem Mei, do jogo eletrônico Overwatch, visando analisar sua construção como personagem e identificar como sua representação desmistifica as significações negativas ligadas ao corpo feminino gordo. A análise verificou que Mei é uma personagem bem construída em termos narrativos, e sua elaboração foi desenvolvida sem levar em conta sua estrutura corporal. Entretanto, seu corpo ainda é motivador de discussões, deixando suas características pessoais e intelectuais em segundo plano – reforçando o senso de distinção do corpo gordo, que nunca consegue ser totalmente ignorado e tratado com normalidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: