Integração entre a escola Gonçalves Dias e a comunidade através da rádio comunitária Passos FM de Três Passos/ RS
Resumo
O presente artigo busca analisar a relação escola-comunidade na constituição
da cidadania a partir de uma experiência em uma rádio comunitária localizada no Bairro
Pindorama da cidade de Três Passos/RS. A Escola Estadual de Ensino Fundamental
Gonçalves Dias ganhou um espaço na Rádio Comunitária Passos FM, com um programa
semanal, com 10 minutos de duração, programa este, elaborado por alunos de 5ª a 8ª
séries nas aulas de história. Com esta experiência, buscou-se refletir sobre a
possibilidade de um novo canal de comunicação entre escola e comunidade, através da
rádio, buscando compreender a importância da escola na promoção da cidadania e,
analisando o significado histórico da integração escola, comunidade e rádio comunitária.
A experiência comprova que a auto-estima da comunidade melhorou, os alunos, além de
construírem conhecimentos específicos da disciplina de História, desenvolveram
habilidades como a capacidade de reflexão, de síntese e de expressão oral, divulgando
via rádio, suas aprendizagens, utilizando-se de um canal de comunicação do qual antes,
eram apenas ouvintes. Para a escola e a comunidade, a experiência aprofundou a
integração, aproveitando o espaço na mídia para divulgar o trabalho realizado.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: