As tecnologias de informação e comunicação e sua utilização na educação infantil: um estudo de caso da prática pedagógica em uma escola particular de Santa Maria
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Data
2019-03-12Autor
Teixeira, Bárbara Diniz Oliveira Rossi
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Este trabalho objetivou compreender como as tecnologias de informação e comunicação nos ambientes escolares são utilizadas em atividades pedagógicas na educação infantil. Para tanto, os processos investigativos, permeados pelos objetivos específicos nesta pesquisa, estão pautados em: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de quatro e 5 anos por meio dos planos diários das professoras; analisar propostas que envolvam práticas cotidianas do uso das TICs; refletir sobre a mediação tecnológica; e discutir a importância da constante formação de professores no uso das TICs Essa pesquisa se configura como estudo de caso de abordagem qualitativa. A pesquisa documental analisou os registros diários de três professoras da Educação Infantil de uma instituição particular do município de Santa Maria, RS. Para a coleta de dados foi utilizada a análise dos planos de aula produzidos pelas três professoras da educação infantil. Nesse sentido a análise documental contribuiu com esse trabalho, pois esses registros fazem parte dos arquivos da escola, os quais teve- se acesso para a realização da análise que essa pesquisa propõe. Os dados corroboram sobre a importância da prática do professor que como sujeito de sua ação, em sua atuação reflita sobre sua prática de maneira que essa assuma significado tanto para educandos como educador, bem como, a importância da inserção e utilização das tecnologias no ambiente escolar, os laboratórios de informática, a prática do professor com o uso das TICS, a atuação e formação. Constatou-se que a utilização das TICs nas atividades pedagógicas são feitas por meio de projetos que possam privilegiar seus alunos na construção do conhecimento mediado pela inserção das tecnologias e de acordo com a necessidade dos alunos dessa respectiva escola e utilizando as atividades lúdicas é possível desenvolver habilidades perceptíveis, raciocínio, motricidade, criatividade, estímulo e convívio bem como a socialização.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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