A sucessão da sustentabilidade: jovens rurais e o legado da agricultura familiar sustentável

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Data
2018-11-24Autor
Barth, Ana Cândida Escandiel Jordani
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Este trabalho apresenta uma investigação sobre a percepção da juventude rural acerca das questões socioambientais. Ao relacionar as temáticas juventude rural, sucessão na agricultura familiar e sustentabilidade ambiental, busca-se verificar a existência de uma percepção e de um preparo, entre os jovens, para serem protagonistas da sucessão socioambiental na agricultura familiar. A pesquisa apresenta os casos de quatro jovens agricultores familiares que estão consolidando a sucessão nas propriedades de suas famílias, cujas práticas agrícolas observam noções de sustentabilidade ambiental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas durante visitas às propriedades das famílias, nos meses de outubro e novembro de 2018. Para a realização deste trabalho, foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao assunto, que, dialogando com a análise dos dados coletados através das entrevistas, possibilitaram o conhecimento acerca do tema proposto. Os resultados obtidos levam a crer que os jovens rurais que atualmente protagonizam a agricultura familiar, através da sucessão na propriedade paterna, buscam um rural com estabilidade de renda, qualidade de vida, autonomia e poder de decisão, e valorização da profissão de agricultor. Percebem a necessidade da preservação ambiental e da adequação no manejo dos recursos naturais, nas atividades produtivas e demais ações realizadas na propriedade, à legislação ambiental, considerada por eles uma ferramenta fundamental para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Ressalta-se a necessidade de aprofundamento dessas percepções através de estudos com maior abrangência, e que estes venham a subsidiar o planejamento de ações mais efetivas de educação ambiental voltada para o desenvolvimento rural. Conclui-se que as novas gerações de agricultores e agricultoras familiares do Município de Teutônia refletem, em suas práticas e estilo de vida, as influências, ensinamentos e a cultura que lhes foram transmitidas no processo sucessório. No entanto, estão abertos e suscetíveis à busca por informação e conhecimento para reinventar as suas práticas quando a mudança for necessária. A educação ambiental revelou-se, nesta pesquisa, como a peça fundamental na mediação entre a tradição e a ciência no meio rural, podendo se estender para outras localidades e outros sucessores.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [339]
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