Inclusão: o amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com deficiências
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-14Autor
Santos, Irene Terezinha de Castro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Pretende-se com este artigo monográfico discutir o processo de inclusão através do
tema Inclusão: O amor e a emoção na arte de ensinar e de aprender com crianças
com deficiências, a partir da perspectiva afetiva, em um processo dialético entre
professor e alunos, buscando subsídios para flexibilizar os tempos e os espaços dos
espaços da escola regular oportunizando a inclusão, não se restringindo apenas à
visão multifacetada da deficiência, mas almejando demonstrar a necessidade de
discutira respeito das diferenças entendidas como a singularidade de cada um,
acreditando na potencialidade humana e criadora empregando a afetividade, o amor
e a emoção como elementos indispensáveis à inclusão e à aprendizagem. Contribuir
para a criação de novas ideias, conhecimento e práticas relacionadas às
inquietações do cotidiano escolar. A afetividade se constitui num fator importante no
relacionamento professor/aluno, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento
da inteligência e, por consequência, da aprendizagem. Portanto, conclui-se que a
afetividade é um fator de inclusão escolar, sendo que o domínio afetivo é
contagiante, pois se manifesta de forma visível, externamente nas expressões
faciais e nos gestos, desenvolvendo a comunicação, promove a escuta e o
entusiasmo, motiva, eleva o interesse e a confiança, conquista o outro, permite a
criatividade, flexibilidade, eleva os sentimentos positivos, fortalece o amor,
transforma a arte do aprender e do ensinar, proporcionando uma aprendizagem
significativa e inclusiva.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: