dc.contributor.advisor | Barichello, Marta Roseli de Azeredo | |
dc.creator | Bianchin, Josiane Folletto | |
dc.date.accessioned | 2014-04-25 | |
dc.date.accessioned | 2014-04-25T11:34:43Z | |
dc.date.available | 2014-04-25T11:34:43Z | |
dc.date.issued | 2013-08-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/172 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work had as general objective research into the way in which the teachers saw their role as managers and as specific objectives understand how the democratic participatory management, analyze the behavior of teachers in front of the school management, investigate the action and contribution of the teachers in the elaboration and development of PPP as a democratic management space and observe the relationship PPP school with its reality. This research is provided through a a qualitative study based on structured questionnaires with questions Open applied only to teachers of high school night, direction, vice direction and pedagogical coordination of a State school, with different issues for teachers, having her followed by textual analysis and the study of case. Even though much is discussed about democratic management can realize that the participation of the teachers who was the object of research, is still very limited at school, there are some forms of participation that are passive, highlighting the collaboration at parties, hear and approve the suggestion of direction, or even listen to and discuss issues, but did not reach any consensus with the other members school, pointing out that this research was just a sample of the reality of school in a given period of time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Professor gestor | por |
dc.title | A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Democratic management and PPP on teacher's conception: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, analisar o comportamento dos professores em frente à gestão escolar, investigar a ação e contribuição dos docentes na elaboração e desenvolvimento do PPP como um espaço de gestão democrática e observar a relação do PPP da escola com a sua realidade. Esta investigação se constituiu através de um estudo de cunho qualitativo com base em questionários estruturados com perguntas abertas, aplicadas apenas aos professores do noturno do ensino médio, direção, vice-direção e coordenação pedagógica de uma escola estadual de Santa Maria, RS. Com diferentes questões para os docentes, tendo sua interpretação seguida pela análise textual e pelo estudo de caso. Ainda que muito seja discutido sobre gestão democrática pode-se perceber que a participação dos professores, que foi o objeto de pesquisa, ainda é muito limitada na escola. Existem algumas formas de participação que são passivas, destacando a colaboração em festas, o ouvir e aprovar as sugestões da direção, ou até mesmo ouvir e discutir assuntos, mas não de se chegar a nenhum consenso com os demais membros escolares. Ressaltando que esta pesquisa foi apenas uma amostra da realidade de uma escola em um determinado período de tempo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |