Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (464.0Kb)
Data
2013-08-21
Autor
Bianchin, Josiane Folletto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, analisar o comportamento dos professores em frente à gestão escolar, investigar a ação e contribuição dos docentes na elaboração e desenvolvimento do PPP como um espaço de gestão democrática e observar a relação do PPP da escola com a sua realidade. Esta investigação se constituiu através de um estudo de cunho qualitativo com base em questionários estruturados com perguntas abertas, aplicadas apenas aos professores do noturno do ensino médio, direção, vice-direção e coordenação pedagógica de uma escola estadual de Santa Maria, RS. Com diferentes questões para os docentes, tendo sua interpretação seguida pela análise textual e pelo estudo de caso. Ainda que muito seja discutido sobre gestão democrática pode-se perceber que a participação dos professores, que foi o objeto de pesquisa, ainda é muito limitada na escola. Existem algumas formas de participação que são passivas, destacando a colaboração em festas, o ouvir e aprovar as sugestões da direção, ou até mesmo ouvir e discutir assuntos, mas não de se chegar a nenhum consenso com os demais membros escolares. Ressaltando que esta pesquisa foi apenas uma amostra da realidade de uma escola em um determinado período de tempo.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/172
Coleções
  • Gestão Educacional [298]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.