Avaliação nas aulas de língua portuguesa como parte da constituição do sujeito-aluno: efeitos de sentido
Resumo
Em nossa pesquisa, entendemos que a avaliação é um dos fatores que constituem o sujeito-aluno. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um estudo a respeito de efeitos de sentido produzidos a partir de algumas formas de avaliação escolar utilizadas na disciplina de Língua Portuguesa (LP). Tomando como base teórica a Análise de Discurso (AD) de linha francesa em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL), buscamos compreender como determinadas formas de avaliação participam da constituição do sujeito enquanto aluno e enquanto integrante de uma sociedade. A partir dessa filiação AD/HIL, trazendo a voz de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1997), Nunes (2008), Guimarães (2004), buscamos aduzir conceitos desses dois campos do saber que pudessem nos auxiliar a entender a avaliação como prática pedagógica que contribui para a construção de um discurso que tem, como porta voz principal, o sujeito-professor. Através de um arquivo constituído por instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de Língua Portuguesa (como provas, trabalhos, testes) que trazem questões objetivas e subjetivas, ou seja, que exigem mais ou menos da capacidade reflexiva do aluno, recortamos um corpus analítico para trazer questões a serem (re) pensadas a respeito da construção desses instrumentos, bem como dos efeitos produzidos por avaliações qualitativas e quantitativas postas em prática, hoje, em sala de aula. Investigando, também, uma possível marca do silêncio presente em determinados tipos de instrumentos de avaliação, buscamos encontrar, através da análise das questões elaboradas pelo sujeito-professor, o que, de fato, aparece como recorrência em tais avaliações.
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