Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorSilva, Maria Saraiva da
dc.date.accessioned2019-07-15T14:21:57Z
dc.date.available2019-07-15T14:21:57Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17438
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work is developed from the personal perspective of the author, who entered as educator, in a peripheral community in the city of Fortaleza/CE, sees possibilities for transforming the socioeducational reality and presents the proposal of the project Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola as a tool for qualification of the educational and cultural activities within the community. Initially, it seeks to establish, through the theoretical contributions, a dialogue around the concepts of education, culture and cultural diversity, bringing them to understand their role in the boundaries and in the building of a society where the value of life and the human expression in all its dimensions are factors that contribute to the transformation of the deficit social reality. Later, it seeks to situate the context where the analysis is made, with the presentation of its cultural, economic and social features and especially those related to its education system. At this point of the work, is also presented the project that supports the reflections that comes in the final chapter, when the educators and the political element express viewpoints about the relevance of a cultural project in the context of a community exposed to all kinds of social inequalities. The contribution of this research is focused not only on the finding the precariousness that emerges from the community, but a project is proposed, which found echo in the community and in the government, will allow the construction of a space for the exercise of the citizenship and to improve the condition of life of individuals that integrate it, especially children and adolescents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleMúltiplos olhares de gestores educacionais sobre uma realidade social culturalmente deficitária: o projeto Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escolapor
dc.title.alternativeMultiple looks of educational managers about a culturally deficit social reality: the project Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escolaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve-se a partir da perspectiva pessoal da autora, que inserida enquanto educadora, num contexto comunitário periférico, no município de Fortaleza/CE, vislumbra possibilidades de transformação da realidade sócio-educacional e apresenta a proposta do Projeto Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola como um instrumento de qualificação das ações educativas e culturais no âmbito da comunidade. Inicialmente, busca-se estabelecer, através dos aportes teóricos, um diálogo em torno dos conceitos de educação, cultura e diversidade cultural, aproximando-os de modo a compreender o papel destes na delimitação e construção de uma sociedade onde a valorização da vida e da expressão humana, em todas as suas dimensões sejam fatores que contribuam para a transformação da realidade social deficitária. Posteriormente, busca-se situar o contexto onde se efetiva a análise, com apresentação de suas características culturais, econômicas, sociais e especialmente as que dizem respeito ao seu sistema de ensino. Neste ponto do trabalho, apresenta-se ainda o projeto que dá suporte às reflexões de que trata o capítulo final, quando educadores e elemento político expressam compreensões sobre a relevância de um projeto cultural para o contexto de uma comunidade exposta a todo tipo de desigualdades sociais. A contribuição desta investigação não centra-se apenas na constatação de precariedades que emergem do contexto da comunidade, mas propõe um projeto, que encontrando eco na comunidade e no poder público, possibilitará a construção de um espaço para o exercício da cidadania e para a melhor condição de vida dos sujeitos que a integram, em especial de crianças e adolescentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto