Múltiplos olhares de gestores educacionais sobre uma realidade social culturalmente deficitária: o projeto Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola
Abstract
Este trabalho desenvolve-se a partir da perspectiva pessoal da autora, que inserida enquanto
educadora, num contexto comunitário periférico, no município de Fortaleza/CE, vislumbra
possibilidades de transformação da realidade sócio-educacional e apresenta a proposta do Projeto
Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola como um instrumento de qualificação das ações
educativas e culturais no âmbito da comunidade. Inicialmente, busca-se estabelecer, através dos
aportes teóricos, um diálogo em torno dos conceitos de educação, cultura e diversidade cultural,
aproximando-os de modo a compreender o papel destes na delimitação e construção de uma
sociedade onde a valorização da vida e da expressão humana, em todas as suas dimensões sejam
fatores que contribuam para a transformação da realidade social deficitária. Posteriormente, busca-se
situar o contexto onde se efetiva a análise, com apresentação de suas características culturais,
econômicas, sociais e especialmente as que dizem respeito ao seu sistema de ensino. Neste ponto
do trabalho, apresenta-se ainda o projeto que dá suporte às reflexões de que trata o capítulo final,
quando educadores e elemento político expressam compreensões sobre a relevância de um projeto
cultural para o contexto de uma comunidade exposta a todo tipo de desigualdades sociais. A
contribuição desta investigação não centra-se apenas na constatação de precariedades que
emergem do contexto da comunidade, mas propõe um projeto, que encontrando eco na comunidade
e no poder público, possibilitará a construção de um espaço para o exercício da cidadania e para a
melhor condição de vida dos sujeitos que a integram, em especial de crianças e adolescentes.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: